Dia Mundial sem Carro: shows, esportes e brincadeiras para crianças em Londrina

No próximo sábado (21), quem passar pela Avenida Higienópolis, no trecho entre a rua Sergipe e a Juscelino Kubitschek, terá a oportunidade de conferir uma ampla variedade de apresentações culturais.

Com três palcos, mais de 20 atrações artísticas e cerca de 50 expositores, o Dia Mundial sem Carro promete movimentar a avenida de Londrina a partir das 07h. Deixe o carro em casa e vá de bike ou utilize o transporte público!

Criado na França, em 1997, a data é celebrada anualmente na cidade desde 2015. Além de sugerir novos olhares para o espaço urbano e propor uma reflexão sobre a intensa dependência dos automóveis nos médios e grandes centros, a data visa incentivar o uso das bikes e do transporte coletivo como solução de mobilidade.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Consideradas o carro-chefe do evento, as opções incluem coral, fanfarra, comédia stand-up, exibição de curtas-metragens, balé, danças japonesas, shows de rock, sertanejo, pagode, música brasileira e som autoral.

O palco principal (que será montado no cruzamento com a Rua Piauí) vai receber a maioria dos espetáculos. A programação tem início às 9h e segue sem interrupções até as 19h30. No palco secundário, instalado na esquina da rua Goiás, as atrações – também sem pausa – vão das 9h às 18h. Já o terceiro palco, entre a Sergipe e a Tupi, é reservado à exibição de curtasmetragens rodados em Londrina ou que têm a cidade como tema. Lá, as atividades vão das 18h30 às 19h30.

ESPORTE E BEM-ESTAR

Além das apresentações artísticas e culturais, o Dia Mundial sem Carro tem opções de serviços, esporte, saúde, bem-estar e entretenimento para todas as idades. Para quem curte atividade física: pedalada, corrida, basquete, pingue-pongue, slackline e os aulões de muay thai, ioga, crossfit e mahamudra.

PARA AS CRIANÇAS

Para as crianças, a diversão está garantida com jogos, brincadeiras, cama elástica, xadrez gigante, brinquedos infláveis, oficina de balões e pintura facial.

PARA COMER

Aproveite o Dia sem Carro para conhecer os restaurantes da região, que irão funcionar normalmente durante o período. Tem Pastel Mel, Villa Fontana, Seraffini, Veneza Pizzaria e Cozinha, Kery Grill, Pátio San Miguel, Al Babá Empório Árabe, Empório Brest, Confeitaria e Chocolateria Heloise Mesquita, Freddo Gelateria, Croasonho e mais.

Aproveite o Dia Mundial sem Carro para conhecer os restaurantes da Av. Higienópolis. Na foto: Pastel do Pastel & Mel.

PROGRAMAÇÃO 

As ações incluem educação para o trânsito e o meio ambiente, biblioteca itinerante, espaço para leitura, distribuição de mudas de plantas, divulgação de cursos profissionalizantes e de graduação, pintura na barriga para gestantes, feira de adoção de animais, exposição de ônibus antigos, degustação de alimentos, aula de culinária e museu de ciência e tecnologia.

A programação contempla também aconselhamento jurídico, esclarecimentos sobre direito do consumidor, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação de saúde bucal, conscientização sobre violência doméstica, queimaduras e doação de órgãos, orientações sobre a doença de Alzheimer e atividades que buscam reproduzir diferentes formas de deficiência.

Tem ainda os serviços do Detran-PR, distribuição de sorvete, pipoca e brindes, momentos de interação com apresentadores de emissoras de rádio e TV e muito mais.

Dia Mundial sem Carro – Londrina

Sábado (21/09), das 07h às 20h

Avenida Higienópolis – entre a J.K e a Rua Sergipe

Programação gratuita

Texto adaptado do Release da N.com com informações da Assessoria de Imprensa da CMTU.

Atenção: as informações, promoções e preços descritos referem-se a data da publicação e estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Publicado por