Alimentação ajuda a prevenir o câncer de mama?

Comer bem, dormir o suficiente e cultivar bons pensamentos têm se mostrado grandes aliados na prevenção do câncer de mama. De acordo com a nutricionista clínica Débora Sorgi, fatores alimentares representam cerca de 30% das causas de câncer, sendo superados apenas pelo tabaco.

“O meio em que vivemos, como vivemos e sentimos, como nos comportamos e nos alimentamos, como nos exercitamos, como cuidamos do nosso organismo como um todo, podem refletir ou não no desenvolvimento do câncer”, explica Débora.

Segundo a nutricionista, uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.

Excesso de bebida alcoólica, sobrepeso, alto índice de gordura corporal e tabagismo também são fatores que aumenta o risco de câncer de mama. Por isso, priorizar o auto cuidado em todos os sentidos, de acordo com Débora, é a melhor forma de prevenir doenças.

QUIMIOPREVENÇÃO  

Existem diversos alimentos conhecidos como quimiopreventivos e anticâncer.  Alguns exemplos já bem documentados são o tomate, rico em licopeno. Uva vermelha ou preta, rica em resveratrol. Cítricos fontes de polifenóis e terpenos.

Vegetais como a couve, couve-flor, brócolis, repolho e nabo são ricos em glicosinolatos, que podem reduzir o risco de câncer de mama, e devem ser consumidos crus ou pouco cozidos para melhor disponibilidade.

Açafrão da terra, rico em curcumina, é um potente antioxidante e anti-inflamatório. Azeite de oliva extravirgem, chá verde, suco de romã, alho, cacau, framboesa, amora, mirtilos linhaça, castanhas estão entre outros alimentos que também já foram associados a prevenção do câncer.

“A verdade é que, do meu ponto de vista, os alimentos provindos da natureza e consumidos da forma mais natural possível sempre vão trazer algum benefício à nossa saúde”, resume.

NA PRÁTICA

Pedimos para a Débora uma listinha com atitudes importantes para a prevenção do câncer de mama:

– Consuma, diariamente, um mínimo de 5 porções de frutas e vegetais variados, prefira os orgânicos, sempre que possível;

– Use alimentos naturais e integrais com o mínimo de processamento industrial;

– Inclua no cardápio diário: grãos, sementes e cereais integrais -trigo, cevada, aveia, linhaça, arroz integral, arroz selvagem, grão de bico, lentilhas, feijões e ervilhas;

– Carne deve ser consumida com moderação;

– Faça refeições vegetarianas saudáveis;

– Não utilize gorduras ruins, como as industrializadas e óleos refinados. Prefira azeite extravirgem;

– Utilize temperos naturais, como alho, cebola, gersal (sal com gergelim), ervas aromáticas e especiarias naturais, frescas ou secas (tomilho, manjericão, coentro, hortelã, erva-doce, cominho, pimentas, curry e outras);

– Controle e mantenha seu peso corporal;

– Pratique exercícios.

Para saber mais dicas de alimentação e saúde, acompanhe a Débora no Instagram. No site dela tem várias receitinhas fáceis, gostosas e saudáveis. Confira.

 

Atenção: as informações, promoções e preços descritos referem-se a data da publicação e estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Publicado por